Mensagem ao Dia do Advogado(a) e Magistrado(a)

O Dia 11 de agosto é reconhecido como Dia dos Advogados e Advogadas, neste dia, em que se comemora a inauguração do primeiro curso de direito do país, fundado em 1827 somos instados(as) a pensar sobre o que representa a atividade da advocacia para a república e para a democracia neste país.

Nos tempos atuais, vivemos uma crise em nossa atividade profissional. A mercantilizaçã o da justiça, a privatização do espaço público, o descrédito das atividades profissionais e, sobretudo, o desrespeito às prerrogativas do advogado fazem com que sejamos vítimas de séria precarização em nossa atividade, que resulta em grave atentado à democracia e à cidadania.

Como advogado e professor de direito sinto-me instado a dirigir-me aos(as) meus(minhas) colegas nesta data refletindo sobre algumas questões importantes da nossa profissão. Quando falo, sempre penso no advogado como o embaixador do cidadão, como aquele ou aquela que, como ofício, representa, tendo como única arma o seu conhecimento e a sua capacidade de argumentação, os interesses daqueles(as) que lhe chegam em busca do que lhes parece justo e razoável.

Assim, comecei minha militância política no grêmio do Colégio Estadual Severino Vieira, passei por sindicatos, movimentos estudantis universitários, ajudei a fundar o Partido dos Trabalhadores, fui assessor parlamentar e, desde então, sempre pensei sobre como o direito pode ser um instrumento de emancipação social e de formação de mulheres e homens para a conquista da cidadania, sobre isso acho que a nossa função no direito pode ser fundamental.

Em minha atividade sempre me guiei a partir da luta por justiça e da vinculação ao movimento social e, por isso, decidi aceitar à interpelação de tantos companheiros e companheiras e, este ano, sou candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores.

Sou candidato porque sei que posso iniciar uma nova caminhada sem perder a direção do barco, creio que juntos podemos fazer uma Bahia melhor e sei que, ao passo em que não será fácil enfrentar o atual cenário político de desencanto dos eleitores baianos, acredito na construção de uma Bahia auto-sustentá vel que revolucione a democracia e o poder político para muitos e muitas. Acredito na formação de um Estado que defenda a igualdade e pondere os interesses públicos, de forma que viabilize e assegure os direitos fundamentais a todos e todas.

Com a atividade jurídica, conhecida pela sua pompa e pelo seu brilhantismo, aprendi que é necessário agir sempre com paixão e com responsabilidade social. O exercício de dar vidas as normas, que parecem criadas para a manutenção da ordem, a proteção de direitos e a imposição de deveres é uma prerrogativa uma prerrogativa nobre dada a nós enquanto advogados, contudo, nem sempre tão reconhecida nesta sociedade tão mercantilizada sob a senda da lógica neoliberal.

Aposto no nosso voto, como arma importante para conquistar nossos anseios de justiça e igualdade na conjuntura atual da política baiana e sei do papel da nossa categoria neste tão importante processo. Lutar por uma justiça célere e eficiente, garantir a valorização profissional dos servidores da justiça, e, sobretudo, combater a corrupção e garantir as prerrogativas do advogado são pontos de uma plataforma vital na luta por igualdade e cidadania neste estado.

Celebremos o dia dos advogados, com uma perspectiva de quebrar os paradigmas políticos para alcançar um desenvolvimento estadual igualitário e justo. A largada já foi dada, o momento decisivo se aproxima e você, meu colega, possui uma responsabilidade com esta história, exerça sua cidadania de forma coerente e faça seu voto refletir os anseios do nosso povo.

Juntos nós podemos!
Sérgio São Bernardo 13310

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE COTAS

O PAC da Igualdade no Brasil

LIVRO “Xangô e Thémis - Estudos sobre filosofia, direito e racismo”