PORQUE SEREI DEPUTADO PELO POVO BAHIENSE


Ontem á tarde os sinos e os sinais dobraram na cantilena dos sonhos possíveis. Estamos a um palmo de realizar um sonho gigantesco: eleger um representante apenas com a ORGANIZAÇÃO E A AUTO-ORGANIZAÇÃ O DE LIDERANÇAS, PERSONALDADES E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS e muitos anônimos e não menos importantes integrantes deste projeto ousado e grandioso.

Sei que muitos querem compartilhar deste ato humano de poder fazer mais de sua capacidade transformadora e criadora. Um tédio e certo desencanto circundam nossos olhares e parece que precisamos fazer algo para continuarmos vivos: nos encantarmos e reencantarmos com a ação politica.

Sinto que chegamos ao primeiro ápice. Chegamos ao limiar de um novo cenário do contexto eleitoral. Reunimos o que temos de mais qualificado e protagonizador de uma nova era na política da sociedade civil baiana. “Não me iludo, tudo permanecerá, do jeito que tem sido,transcorrendo, transformando, tempo e espaço navegando, todos os sentidos...” Agora temos um desafio um pouco maior: reverberar (esta é uma palavra de Jorge Washington) para os nossos parentes e vizinhos, amigos e colegas que temos uma grande chance de eleger com a força de nosso voto militante alguém que pode representar um projeto para a nova Bahia. Wagner é meu governador, Pinheiro e Lidice são meus Senadores e Dilma minha presidenta da republica do Brasil. Uma mulher de coragem, como muitas que abrilhantam a nossa candidatura multi-cultural e muiti-racial. Ampla e diversa como deve ser um projeto emancipador para a nova Bahia. Nossa força está na seriedade de uma candidatura que precisa entender qual o papel de um representante deste tipo de público no interior da casa política Estadual.

Uma Bahia auto-sustentá vel que revolucione a democracia e o poder político para muitos e muitas. Um projeto de desenvolvimento da Bahia que dialoga com as suas múltiplas identidades. Um projeto de desenvolvimento da Bahia que exija contrapartidas sociais em relação aos milhoes de reais investidos no PAC baiano. Um projeto de desenvolvimento que pensa em crescimento e não deixa de pensar em desenvolvimento com equidade.Um projeto de desenvolvimento que trace em suas diretrizes politicas o enfrentamento ao racismo, á pobreza e opressão de gênero como definidores estruturantes das desigualdades seculares da velha Bahia.

Serei Deputado por que tenho que ajudar Wagner a governar a Bahia. Serei Deputado porque terei que ajudar Dilma a governar o Brasil e serei Deputado porque o povo negro bahiense mudou e com ele novas tendências de novos projetos e empreendimentos se tornam necessários. Deste modo, as doutrinas que nos inspiraram uma utopia revolucionária, também são questionadas e são revisitadas para entendermos que somos produtores da riqueza nacional e somos novos sujeitos coletivos (hoje, somos empreendedores e produtores de renda, não apenas trabalhadores na porta da fábrica). Por isso, temos que construir nosso socialismo, recriado, reinventado e firme na convicção uma nova era e de uma nova leitura da política brasileira. Uma analise social deve ser repartida com a cultura do marxismo, mas também deve ser compartida com os atributos mais sagrados dos valores das civilizações que nos formam. Sei que terei grandes desafios e estes serão menores que nossas ambições e capacidades. Luis Gama nos ensina que devemos ser infelizes á nossa maneira. Mas nós não seremos infelizes, porque somos guerreiros incansáveis. Temos uma história secular de guerra e vida. Temos referencias as mais poderosas para nos inspirarmos e vencermos este primeiro momento. E faremos deste limão uma limonada sintetizada num grandioso projeto político. Assim as pessoas tem me cobrado, assim eu o farei.

Serei Deputado da Bahia. Serei representante daqueles cerca de 600 militantes sociais, empreendedores, lideranças de uma nova era que nos visitaram ontem. São pessoas que possuem a extrema capacidade de conseguir multiplicar suas opiniões e transformar seu voto em 60, 70 mil votos e termos um representante em um novo modelo de contrato social de representatividade política. Representamos centenas de professores, artistas, estudantes, trabalhadores rurais, produtores culturais, bikers, idosos, pescadores e marisqueiras, advogados, grafiteiros, camelôs, feirantes, militantes GLBTT, militantes do Hip Hop, militantes de sindicatos, militantes do movimento de mulheres, baleiros, presos e egressos, médicos, empresários, assistentes sociais, servidores públicos, estudantes de ensino á distancia, donas de casa, capoeiristas, mendigos, maloqueiros, defensores da liberdade religiosa, poetas, escritores, defensores do direito de ocupar a cidade, pesquisadores, políticos, Ong's de defesa dos direitos humanos, da defesa do consumidor, da juventude e da opinião pública da Bahia livre. Porque precisamos “fazer valer direitos para saborear melhor o tempo que nos guia”.

Sim, juntos nós podemos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE COTAS

O PAC da Igualdade no Brasil

Sérgio São Bernardo participa do planejamento de campanha de Valmir Assunção