Sérgio visita União dos Baleiros de Salvador

Com o objetivo de conhecer a experiência da entidade o candidato a deputado estadual, Sérgio São Bernardo, esteve na última sexta (16) com o presidente da União dos Baleiros de Salvador, Gilson Rodrigues, falando sobre cidadania, economia solidária e participação política.
Fundada há mais de cinco anos a União é uma iniciativa de jovens comerciantes de bala da cidade de Salvador com o objetivo de discutir a precarização desta atividade e buscar formas de negociação junto ao poder público para a sobrevivência e organização desta categoria. Vítimas das mais variadas formas de violência por parte da repressão dos fiscais da Prefeitura e sem acesso a linhas de crédito e financiamento estes jovens negros de Salvador organizaram para conquista, junto ao poder público municipal, direitos e garantias para realizarem seu trabalho.
Com o apoio de parceiros voluntários, a entidade realiza capacitação para qualificar o trabalho dos associados, promove jornadas de acesso a direito e realiza demandas judiciais para garantir a sustentabilidade e a articulação dentro da categoria, tendo como grande conquista de sua atuação a obtenção junto a Prefeitura de credenciamento dos associados para garantir o acesso aos ônibus urbanos da cidade, o que reduz a violência e garante maior margem de lucro aos baleiros.

Para Sérgio São Bernardo, que foi camelô na cidade, a experiência é revolucionária na medida em que promove a auto estima e produz cidadania. “É emocionante como nós podemos fazer coisas que mudem significativamente a realidade quando usamos nossa criatividade e nosso envolvimento político. Alegro-me de estar entre os que querem ajudar essa iniciativa.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE COTAS

O PAC da Igualdade no Brasil

Sérgio São Bernardo participa do planejamento de campanha de Valmir Assunção