Alguém se candidata a gostar de Salvador ?


por Sérgio São Bernardo*

Não é preciso esperar as eleições para que os candidatos à Prefeitura digam do que precisa Salvador. A cidade da Bahia, mundialmente reconhecida como a cidade da luz barroca e das águas imantadas de prazer e do sol, também é reconhecida por ser a cidade do mijo, cidade dos que não têm lugar onde morar, cidade dos que andam a pé, cidade que não tem passeio público, cidade que não tem estacionamento público, cidade dos jovens que morrem nas periferias, cidade que não tem empregos para todos, cidade que se privatiza e se fecha para o restante da população...


Salvador é uma cidade rica e plural. A diversidade é hierárquica e poder e dinheiro mandam por aqui. Temos belíssimos intelectuais e ricos investidores na cidade que não gostam da maioria da população. Ainda fazemos congressos internacionais e sonhamos com as fachadas de Barcelona e Madri. Temos muitas pessoas que estragam a cidade e outras que parecem nem existir nela. Precisamos mudar a atitude da cidade sobre nós mesmos.


O carnaval tá chegando e precisamos saber qual o preço filosófico e civilizatório da baianidade nagô. Até quando cederemos às investidas fáceis dos empresários gananciosos do setor imobiliário, do setor dos transportes e do setor hoteleiro que mandam na cidade e nem parecem gostar tanto dela assim. O Estatuto do Carnaval precisa tratar da riqueza que ele produz e não da miséria que é ocultada através dele.


Cultura e arte também não são suficientes para debater o poder do dinheiro e do desenvolvimento econômico da cidade. Um milhão de pessoas andam a pé e o transporte público tem ônibus feio, velho, cheio e quente para os bairros populares e ônibus bonito e novo para os bairros mais vistosos. O sistema habitacional necessita de 100 mil casas. Uma parte da população morre aos milhares executados todos os dias. Mais de duas mil pessoas moram nas ruas e o sistema de TV simula um teatro diário de julgamento e execução de pessoas em conluio com os grupos de extermínio e poderes constituídos. A violência e seu enfrentamento viraram um produto à venda. Muitos vivem de estatísticas e relatórios sobre a miséria e a morte dos outros.


Não sabemos ainda se Salvador nasceu apenas para ser uma fortaleza, ou um centro da colônia... Entretanto, continuamos a fechar ruas e prédios e a transformar Salvador na cidade das Vilas, Residences e Palaces. Nas micro cidades sitiadas. É o fim da Cidade.


Mesmo tendo uma forte indústria, a infra-estrutura da cidade é a mesma de 30 anos atrás. Sabemos muito bem porque o metrô já leva 10 anos e os seus 6,5 quilômetros de percurso não chegarão a lugar algum. Sabemos muito bem porque o projeto de revitalização do Centro Histórico e do Comércio parecem não acabar.


Agora é preciso ter coragem. Se quiser governá-la será preciso gostar de Salvador. A cidade precisa de quem goste dela. Na verdade, a cidade precisa de quem goste de quem vive nela. Alguém se candidata a gostar de Salvador e a ter propostas sólidas para a maioria de sua população?

*Advogado, professor da Uneb, presidente do Instituto Pedra de Raio

Comentários

  1. Sempre que possível envie novidades sobre os negros.
    Meu e-mail é: jabreu_gomes@hotmail.com
    Atenciosamente,
    Jardelina Rita de Abreu - Professora de História e Outras, em Jacobina - Bahia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE COTAS

O PAC da Igualdade no Brasil

Sérgio São Bernardo participa do planejamento de campanha de Valmir Assunção