LIDERANÇAS NEGRAS PARTICIPAM DO I ENCONTRO ESTADUAL DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Aconteceu de 16 a 18 de abril, no Centro de Treinamento de Lideres (CTL), em Salvador, o I Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas que reuniu cerca de 250 representantes de diferentes delegações, vindas das comunidades quilombolas dos territórios da Bahia. O encontrou aprovou reivindicações como Regularização fundiária dos territórios quilombolas (titulação e o fortalecimento político-institucion al das organizações quilombolas) e a criação de conselhos: municipais, regionais e territoriais para o acompanhamento destas demandas.

Importantes lideranças do movimento negro baiano estiveram presentes ao evento para reafirmar a parceria com a luta dos quilombolas no estado e contribuir com a articulação de uma frente em defesa dos direitos dessas populações. Para o deputado federal Luiz Alberto (PT / BA), um dos principais articuladores do evento, o encontro foi “a ocasião certa para reforçar a organização das comunidades para garantir a resistência e a vitória na luta pela terra e por melhores condições de vida para os quilombolas”.

Para Sérgio São Bernardo, presidente do Instituto Pedra de Raio, o desafio é articular a luta pela terra com a luta contra o racismo no Brasil. “Temos que unir a luta contra o latifúndio e a luta pela igualdade racial” afirmou São Bernardo em sua fala na mesa de encerramento do encontro no dia 18.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE COTAS

O PAC da Igualdade no Brasil

Sérgio São Bernardo participa do planejamento de campanha de Valmir Assunção